Veado Ibérico
(cervus elaphus hispanicus)
O Veado Ibérico encontra-se na floresta caduca e mato das serranias do Algarve, Alentejo, Beira Baixa, Beira Litoral e Nordeste de Portugal.
Os veados maduros mantêm-se em grupos do mesmo sexo a maior parte do ano. Na época do cio, os machos adultos competem entre eles pelas fêmeas e tentam manter unido o grupo, que pode chegar às 20, defendendo dos rivais.Os machos desafiantes desafiam caminhando em paralelo , medindo as hastes e tamanho do oponente. Se nenhum desistir entram em confronto com as hastes, causando graves ferimentos ou mesmo a morte.
A brama dura aproximadamente 30 dias. Varia entre o fim de Agosto e o meio de Outubro, quando o clima muda arrefece e as primeiras chuvas chegam.
Um bom troféu de Veado Ibérico apresenta umas hastes completas , escuras, acastanhadas e maciças, com pelo menos 3 pontas na coroa.
Os melhores troféus conseguem-se nas aproximações após muita observação com binóculos e escutando os sons fortes que libertam durante o cio.
Outro método de caça é a montaria, tradicionalmente com batedores e cães. Nesta também e usual atirar a javali, gamo ou muflão.